1º ACAMPAMENTO FORMAÇÃO CRISTÃ EM SUA CASA – RETIRO DE CARNAVAL 2012
Retiro espiritual |
Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO |
NAS ATIVIDADES DO DIA A DIA NÓS NOS PERDEMOS. DEIXAMOS ATÉ DE PENSAR, COMO ESCREVEU PASCAL EM UM FRAGMENTO, UM RASCUNHO, TALVEZ PERDIDO EM UMA GAVETA: “O HOMEM FOI FEITO PARA PENSAR; NISTO A SUA DIGNIDADE E SEU MÉRITO. SEU ÚNICO DEVER CONSISTE EM PENSAR BEM ; E A ORDEM DO PENSAMENTO ESTÁ EM COMEÇAR POR SI, POR SEU AUTOR E POR SEU FIM. ORA EM QUE PENSA O MUNDO? JAMAIS NESSAS COISAS...” E CONCLUI SERTILLAGES, QUE CITA O TEXTO: “É PRECISO MEDITAR MUITAS VEZES SOBRE DEUS, CONCEBER A UNIDADE DA VIDA E A SUA EXIGÊNCIA DE PROGRESSO, TER UMA VISÃO SIMPLES DE NOSSAS RELAÇÕES E DO NOSSO DESTINO TÃO CONFUSOS PELO MOVIMENTO HABITUAL DO MUNDO”. O ESPÍRITO FOI FEITO PARA PENSAR E JULGAR NO ESPÍRITO DE DEUS.
JESUS ANTES DE INICIAR A SUA VIDA PÚBLICA, RECOLHEU-SE A UM DESERTO, ONDE SUA NATUREZA HUMANA FOI POSTA À PROVA, SEM QUE O DEMÔNIO A PUDESSE DOMINAR. A SEUS DISCÍPULOS IGUALMENTE, AO VOLTAREM DA MISSÃO, RETIRAVA-SE COM ELES PARA QUE PUDESSEM NA SOLIDÃO ESTAR A SÓS COM DEUS.
SÃO BERNARDO APELIDAVA A SOLIDÃO DE FELICIDADE: “O BEATA SOLLITUDO, O SOLA BEATITUDO”. MOMENTO PRIVILEGIADO AQUELE EM QUE AFASTADOS DO BURBURINHO DOS SENTIDOS E DO MUNDO PODEMOS NOS ENCONTRAR CONOSCO MESMOS E COM DEUS. FOI NO SILÊNCIO E NA SOLIDÃO QUE ELIAS OUVIU A VOZ DE DEUS NA SUAVIDADE DE UMA BRISA. NA CONTEMPLAÇÃO, OS PROFETAS, EM RECOLHIMENTO, SENTIRAM O CHAMADO E DEIXARAM-SE IMPREGNAR PELO ESPÍRITO, ADQUIRINDO FORÇAS PARA SUA MISSÃO.
O SILÊNCIO E O RECOLHIMENTO NA ORAÇÃO FORAM E SÃO MARCA CONSTANTE NA IGREJA, DESDE QUANDO OS APÓSTOLOS, NO CENÁCULO, POR NOVE DIAS, NA ORAÇÃO E NO SILÊNCIO, ESPERARAM A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. OS EREMITAS FUGIAM E FOGEM DAS PARA O DESERTO ONDE ENTREGAM-SE AO CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIOS E À UNIÃO COM DEUS, PARA IRRADIAREM A VIDA NA IGREJA COM SUA SABEDORIA.
SANTA TEREZA AFIRMAVA QUE DEUS SEMPRE QUER NOS FALAR, MAS O MUNDO FAZ TANTO BARULHO QUE NÃO O PODEMOS OUVIR. “TUDO O QUE É DEFINITIVO NASCE E AMADURECE NO SEIO DO SILENCIO: A VIDA, A MORTE, O ALÉM, A GRAÇA E O PECADO. O PALPITANTE ESTÁ SEMPRE LATENTE”, ESCREVE INÁCIO LARRAÑAGA. O RETIRO PORTANTO, NOS LEVA A UM PLANEJAMENTO DE UMA VIDA NOVA. NO SILÊNCIO E NA ORAÇÃO, DEUS NOS REVELA SUA FACE E NOS FORTALECE COMO FORTALECEU A CRISTO NAS TENTAÇÕES.
SOBRE A LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS
COMO FAZER? SÃO QUATRO PASSOS SIMPLES, MAS QUE DEVEM SER FEITOS EM ESPÍRITO DE ORAÇÃO. POR ISSO, CONVÉM COMEÇAR INVOCANDO O ESPÍRITO SANTO, INSPIRADOR DAS SAGRADAS ESCRITURAS, PARA QUE NOS ABRA A MENTE PARA MERGULHARMOS NOS MISTÉRIOS DE DEUS. ESCOLHEMOS UMA PASSAGEM PARA FAZER A LEITURA (PODE SER ALGUM TEXTO DA LITURGIA DO DIA).
1. NA LEITURA PROCURAMOS ENTENDER O QUE O TEXTO DIZ EM SI MESMO, SOBRETUDO PARA AQUELES AOS QUAIS O TEXTO FOI DESTINADO EM SUA ÉPOCA DE ORIGEM. LEMOS COM ATENÇÃO, CADA PALAVRA, ENTENDENDO SEU SIGNIFICADO.
2. DEPOIS VEM A MEDITAÇÃO ONDE PROCURAMOS ENTENDER O QUE O TEXTO NOS DIZ HOJE. SIGNIFICA ATUALIZAR A MENSAGEM DA PALAVRA PARA A NOSSA VIDA E NOSSO COTIDIANO.
3. O PRÓXIMO PASSO É A ORAÇÃO: O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER A DEUS? ATÉ AGORA DEUS NOS FALOU ALGO, AGORA É O MOMENTO DE CONVERSARMOS COM ELE (SUPLICAS LOUVORES ETC).
4. POR FIM, VEM O MOMENTO DA CONTEMPLAÇÃO: SIGNIFICA FITAR O NOSSO OLHAR EM DEUS E RECONHECER A SUA PRESENÇA EM NOSSA HISTÓRIA. SIMPLESMENTE "VER O MISTÉRIO DE DEUS" AGINDO EM NOSSA VIDA E NA COMUNIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário