terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

4º dia do Retiro em sua Casa


O TEXTO BÍBLICO PRINCIPAL PARA NOSSA LEITURA ORANTE DE HOJE É MATEUS 6,1-6.16-18.  NÃO SE ESQUEÇA DE RESPONDER ÀS 18:00  AS DUAS PERGUNTAS DEIXADAS NO MOMENTO FORMAÇÃO CRISTÃ ( VER ROTEIRO DO  4º DIA).
UM EXCELENTE 4º DIA DE RETIRO PARA QUEM JÁ VEM CONOSCO DESDE  SÁBADO ( DIA 18/02).
MAS, SE VOCÊ ESTÁ COMEÇANDO HOJE A FAZER O NOSSO RETIRO, SEJA BEM-VINDO (A) E SIGA EM FRENTE!




Palestra sobre o tema do retiro para o 4º Dia:
TEMA: Caridade, oração e jejum – as grandes práticas quaresmais do cristão.
Olá amado  irmão, amada irmã  participante do nosso 1º acampamento formação cristã em sua casa – retiro de carnaval 2012: a paz de Cristo esteja com você!

Estamos vivenciando o 4º  dia de nosso 1º acampamento Formação Cristã aí em sua casa e antes de você iniciar as duas  leituras orantes  deste dia, quero lhe dirigir  mais uma  áudio - palestra.

Na audio-palestra de ontem ( 3º dia do Retiro) refletimos sobre o texto de Joel 2, 12-18 que nos dizia que a verdadeira conversão deve passar pela renovação do coração e não dos nossos atos aparentes de penitência, jejum e oração.
  
Os textos  escolhidos para este 4º dia de retiro(2 CORÍNTIOS  5,20- 6,2) ( MATEUS 6,1-6.16-18) reforçam a reflexão inicial que fizemos no dia de ontem ( 3º dia de retiro).

 Quero  destacar sobretudo o que  Jesus nos diz  hoje três vezes no texto de Mt.6 nos versos 4.6.18:  As boas obras, da esmola, da oração e do jejum, não podem ser, nesta quaresma que se aproxima, uma espécie de encenação pública da nossa piedade envergonhada, à espera do aplauso, no final do espectáculo religioso, como dissemos em nossa audio-palestra ontem.  Jesus chama a atenção para o que está oculto, para aquilo que se tece e acontece, no coração da nossa relação com Deus, nessa aliança silenciosa de amor, que Deus quer viver com todos e com cada um dos seus filhos!

 No fundo, Jesus aponta para a dimensão interior, mais cordial e espiritual, da nossa vida cristã! O «mundo oculto», que os olhos do mundo não podem captar, esse terreno mais fundo, lá no mais íntimo do nosso coração, é verdadeiramente um lugar a cuidar, porque é aí que se escondem os tesouros mais ricos da nossa vida!  Por isso, a chamada de atenção, para a prática das boas obras, não se reduz a prestar atenção às necessidades físicas e materiais do próximo, meu irmão. É preciso ir bem mais longe, é preciso ver o oculto, ver não só a pobreza material escondida, mas também a riqueza espiritual oculta e singular, que há a cuidar e a estimular, no coração da vida de cada um!

Você deve está pensando: “Estamos em pleno caranaval e esse professor Aderson Viana vem nos propor um retiro espiritual  em nossa própria casa em meio a folia e  ao barulho”.

 Pois é, parece algo meio estranho, não é mesmo? Mas o que pretendemos, na verdade, ao propormos esse acampamento de carnaval inédito realizado em sua casa orientado  e acompanhado   pelo blog de nosso programa , é oferecer a você que não gosta de cair na folia uma atividade religiosa alternativa, séria e criativa  que leve  você a  esse encontro com Deus, com seus irmãos de fé e principalmente um  voltar-se para si mesmo para descobrir as reais motivações que o levam  a prática das boas obras: Caridade, oração e jejum.

Aproveite bem esse 4º Dia de retiro aí em sua casa e cresça  na fé e na ação.
Portanto, faça a sua leitura orante neste 4º dia  pensando nisso que acabamos de refletir nesta áudio-palestra de hoje .

Fique na paz de Deus  e um bom dia  de retiro.

Na mesma fé: professor Aderson Viana.

Não se esqueça de deixar seu recado em  nosso blog .


DIA 21/02 (TERÇA-FEIRA)
PELA MANHÃ:
5:00 – MOMENTO ORACIONAL  COM CIRO BEZERRA NO DE OLHO DA CIDADE(WWW.radioolindaam.com.br).
6:00 - ESCUTAR PELA RÁDIO OLINDA A LEITURA E EXPLICAÇÃO DO EVANGELHO DO DIA - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/
6:30 -  MOMENTO PARA  ORAÇÃO PESSOAL DA MANHÃ
8:30 - LEITURA ORANTE DO TEXTO BÍBLICO (2 CORÍNTIOS  5,20- 6,2) Os inimigos de Paulo dizem que ele não é apóstolo porque não foi testemunha ocular da vida terrestre de Jesus, nem lhe conheceu as palavras e atos. Por isso, não pode ser testemunha do Evangelho. No entanto, o Apóstolo mostra que o Evangelho não é simples história de Jesus, e sim o anúncio de sua morte e ressurreição, que restaura a condição humana, vence a alienação causada pelo pecado e inaugura nova era. A cruz de Jesus anuncia o fim da inimizade com Deus e inaugura a era da reconciliação universal. Enquanto esperamos o dia da ressurreição, Deus escolheu apóstolos para exercer o ministério da reconciliação. Por meio deles, o Senhor Jesus continua sua atividade na terra e convoca todos os homens: «reconciliem-se com Deus».
PELA TARDE:
14:00 - LEITURA ORANTE DO TEXTO BÍBLICO ( MATEUS 6,1-6.16-18) http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/2010/02/mt-61-616-18-caridade-oracao-o-jejum.html
15:00 – TERÇO DA MISERICORDIA PELA RÁDIO OLINDA
16:00 -  MOMENTO DE DESERTO/MEDITAÇÃO (TEMPO DE SILÊNCIO NA   TENDA DO SENHOR).

PELA NOITE:
18:00 – ACOMPANHAR A HORA DA AVÉ-MARIA COM DOM FERNANDO SABURIDO
18:05 – MOMENTO FORMAÇÃO CRISTÃ:
1)         O QUE LEVO PARA MINHA VIDA DE FÉ DOS DOIS MOMENTOS DE LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS  REALIZADOS NO DIA DE HOJE?
2)         O QUE FOI MAIS MARCANTE NESTE DIA DE RETIRO?
19:00 ÀS 21:00 – ASSISTIR OS TELEJORNAIS
22:00 – ORAÇÃO DA NOITE
00:00 – PROGRAMAÇÃO OBRA DE MARIA (OPCIONAL)

Nenhum comentário: