terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

1º dia do Círculo Bíblico: Confia em Deus e procura o médico



Ambientação: Colocar em destaque a Bíblia aberta em Eclo 38,1-15, vela acesa, cartaz da Campanha da Fraternidade, figuras relacionadas a médicos e à medicina. Podem-se acrescentar também algumas caixinhas de remédios vazias.
Acolhida: palavras de boas vindas – Canto da CF- Oração
Animador:. Estamos vivendo, na nossa caminhada cristã, o tempo da Quaresma.  Que é a Quaresma? É o caminho que nos leva ao encontro  do Crucificado- ressuscitado.Tempo de conversão. A Igreja promove neste tempo a Campanha da Fraternidade como itinerário evangelizador para viver intensamente o tempo da quaresma. Acolhamos Deus presente em nós e entre nós.
Todos: Que a Trindade Santa nos envolva para que seguindo o exemplo de Jesus sejamos solidários no cuidado de nossos irmãos e irmãs, principalmente os enfermos e sofredores. Amém.
1-Abrir os olhos para ver
- Cantar o Hino da Campanha da Fraternidade. De que nos fala este hino? Qual o objetivo deste hino?
 Convidar as pessoas a observarem os objetos que estão na mesa. O que eles representam? Pedir para fazerem  um paralelo entre o cartaz da Campanha da Fraternidade e os demais objetos.
2-Despertar o ouvido para escutar Eclo 38,1-15
1-Canto de Aclamação da Palavra
2-Chave de leitura- A opinião do Eclesiástico é muito sensata: Deus é o autor de todo o bem, é ele que nos livra de todo o mal. O serviço do médico, do enfermeiro, agente de saúde, cuidador é, porém, indispensável, pois é do agrado de Deus inspirar o ser humano a encontrar, na natureza, soluções adequadas para resolver as limitações da sua constituição de criatura.
A Sagrada Escritura vê o ser humano como um todo unitário. Cuidar apenas do corpo não é suficiente para a cura. O médico é indispensável, mas a ciência não substitui a fé, nem a vida numa comunidade solidária, nem a conversão da mente e do coração.
3- Leitura do texto: Eclesiástico 38,1-15 Ler devagar. Se for preciso, ler duas vezes. Acompanhar a leitura, na sua Bíblia.
4-Momento de silêncio
5-Partilhar a Palavra ouvida, respondendo as questões:
  • O que mais chamou atenção na leitura do texto?
  • Vivemos em uma sociedade que parece ter perdido a sensibilidade para a dor e o sofrimento. Muitas pessoas morrem, enquanto esperam longo tempo por assistência médica. Como esses comportamentos de insensibilidade influenciam nossa cidade, bairro?
  •  Após reflexão do Hino da CF, do Cartaz do texto Bíblico, que exemplos podemos tirar para a nossa vida?
Rezar a Palavra de Deus para transformá-la em vida.
 A partir da nossa reflexão o que queremos pedir a Deus. Cada pessoa livremente expresse a sua prece a Deus. Rezar juntos a Oração da CF
Compromisso: Quais atitudes concretas podemos ter, que demonstrem nossa fé em Deus unida à luta pelo direito à saúde? Como sair do comodismo e fazer alguma coisa para salvar a vida das pessoas que morrem à míngua, à espera de atendimento médico?

ORAÇÃO DA CF 2012

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.

Sugestões para o próximo encontro: Marcar o dia e o local do próximo Círculo. Quem vai preparar o ambiente, os cantos, a leitura? Marcar o texto para  ler em casa: Carta aos Hebreus 4,14-16 e 5,7- 8. 

Nenhum comentário: