quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

5º dia do retiro em casa




1º ACAMPAMENTO FORMAÇÃO CRISTÃ EM SUA CASA – RETIRO DE CARNAVAL 2012

Palestra sobre o tema do retiro para o 5º Dia:

TEMA: "Convertei-vos e acreditai no evangelho"

Olá amado  irmão, amada irmã  participante do nosso 1º acampamento formação cristã em sua casa – retiro de carnaval 2012: a paz de Cristo esteja com você!

Estamos vivenciando o 5º e último dia de nosso 1º acampamento Formação Cristã aí em sua casa e quero lhe dirigir a nossa ultima áudio – palestra que nos preparará  para o encerramento  do acampamento que se dará em dois momentos:

1º) acompanharemos juntos  a missa de cinzas  e de abertura da CF/2012 pela rádio Olinda com dom Fernando Saburido  com uma benção especial  para os ouvintes e os visitantes do blog do programa formação cristã que participaram do 1º acampamento de formação cristã – retiro de carnaval 2012).

O  2º momento se dará  dentro da Edição Especial Quarta-Feira de Cinzas  do Programa Formação Cristã: a sua escola da fé nas ondas do rádio! Desde já contamos com você para estarmos no encerramento de nosso retiro.

O nosso 1º Acampamento Formação Cristã em sua casa – retiro de carnaval 2012 está chegando ao seu final. Você se recorda dos textos bíblicos  sugeridos para os momentos de leitura orante? Muito bem. Você percebeu que todos  os textos  propostos para o exercício da leitura orante  da segunda-feira e da terça-feira são os mesmos  textos da Liturgia da Palavra da celebração da quarta-feira de Cinzas? Fique atento  a isso quando você estiver  nos  acompanhando  na transmissão da  santa missa  celebrada por Dom Fernando Saburido  a partir das 16 horas  transmitida pela rádio Olinda.

O que você leva para sua caminhada de vida e fé dessa experiência inédita  de acampamento formação cristã em sua casa? 


Caso você tenha conseguido  vivenciar todos os dias do retiro, nossos parabéns pela sua perseverança e determinação. Mas se você só conseguiu realizar, pelo menos  um dia de retiro já está de bom tamanho e  receba também nossos parabéns.

Sabemos que culturalmente, nós latinos não temos esse hábito de criar momentos de silêncio e de escuta. Quem já não ouviu esse dito popular: “fulano fala pelos cotovelos”, não é assim que nos referimos quando uma pessoa fala sem parar?

O objetivo   do nosso acampamento, do nosso  retiro foi o de oferecer a você uma atividade alternativa séria, inteligente e criativa para esse feriadão de carnaval. 


O roteiro  do retiro  do nosso acampamento apresentado no programa de sexta-feira passada (17 de fevereiro)  e atualizado passo-a-passo em nosso blog, foi apenas um pretexto para levar você  também  a  usar a sua criatividade  e fazer aí  mesmo em seu lar um  estilo de retiro  adaptado ao seu cotidiano. Espero que você tenha gostado dessa experiência  de silêncio, de escuta e de oração, apesar do barulho e da alegria dos dias de carnaval.

Encerrando gostaria de agradecer  a todos que participaram de uma maneira ou de outra dessa nossa proposta de acampamento e de retiro  ai em seu lar. Esperamos que você tenha gostado.

Quero agradecer de modo especial a catequista Tereza Diniz  e sua família( paróquia de Casa Forte/ Recife) pela sua valiosa colaboração, dedicação, empenho e carinho pela  atualização de todo o material postado no blog ao longo dos 5 dias de retiro. Em nome de Dom Fernando e da equipe do programa formação cristã nossa eterna gratidão a você Tereza pelo seu amor a Cristo e a sua igreja.

Obrigado a toda a  equipe da Rádio Olinda na pessoa do seu diretor Aderval Barros pela divulgação da programação do nosso acampamento.

Atenção: Vem ai o 2º Acampamento de Formação Cristã: Retiro Quaresmal. Aguarde!

Fique na paz de Deus. Boa Quaresma e cresça  na fé e na ação.

Na mesma fé: professor Aderson Viana.

Não se esqueça de deixar seu recado em  nosso blog .

22/02( QUARTA-FEIRA DE CINZAS)

SUGERIMOS RECEBER AS CINZAS PELA MANHÃ

MANHÃ:
ACOMPANHAR A PROGRAMAÇÃO HABITUAL DAS MANHÃS DA RADIO OLINDA (WWW.radioolindaam.com.br)

TARDE:
16:00 – ENCERRAMENTO DO RETIRO:  ACOMPANHAREMOS JUNTOS  A MISSA DE CINZAS  E ABERTURA DA CF 2012 PELA RÁDIO OLINDA COM DOM FERNANDO SABURIDO ( BENÇÃO ESPECIAL PARA OS OUVINTES QUE PARTICIPARAM DO ACAMPAMENTO DE FORMAÇÃO CRISTÃ – RETIRO DE CARNAVAL).

A Missa será celebrada por Dom Fernando Saburido na Igreja de São Sebastião que fica na Av. Norte, nº 1153, Santo Amaro, telefone nº 3222-0092, cujo administrador paroquial é o Frei Johannes Sannig, OFM

Reflexão
Mt 6, 1-6.16-18
O verdadeiro espírito de conversão quaresmal é aquele de quem não busca simplesmente dar uma satisfação de sua vida a outras pessoas para conseguir a sua aprovação e passar assim por um bom religioso, mas sim aquele que encontra a sua motivação no relacionamento com Deus e busca superar as suas imaturidades, suas fraquezas, sua maldade e seu pecado para ter uma vida mais digna da vocação à santidade que é conferida a todas as pessoas com a graça batismal, e busca fazer o bem porque é capaz de ver nas outras pessoas um templo vivo do Altíssimo e servem ao próprio Deus na pessoa do irmão ou da irmã que se encontram feridos na sua dignidade.

NOITE:
18:00 – PROGRAMA FORMAÇÃO CRISTÃ ESPECIAL SOBRE A  CF 2012 E  ENCERRAMENTO DO RETIRO.
Tema da CF 2012: Fraternidade  e Saude Pública
Lema: Que a saude se difunda sobre a terra

Nenhum comentário: