segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Retiro de Carnaval em casa - 3º dia


PELA MANHÃ:
5:00 – MOMENTO ORACIONAL COM CIRO BEZERRA NO DE OLHO DA CIDADE.
6:00 - ESCUTAR PELA RÁDIO OLINDA AM 1030 A LEITURA E EXPLICAÇÃO DO EVANGELHO DO DIA – Mc 9,14-29 (WWW.radioolindaam.com.br)
Todos nós queremos dar soluções rápidas para todos os problemas e, por isso, podemos ser surpreendidos porque não conseguimos revolvê-los de forma satisfatória ou eles voltam a acontecer. Isso acontece principalmente porque não paramos para refletir sobre o problema e não buscamos todos os meios necessários para a sua superação. Jesus, antes de realizar o exorcismo, conversou com o pai da criança e exigiu dele uma postura de fé. Depois, chamou a atenção dos discípulos sobre a necessidade da oração. Devemos conhecer profundamente os desafios que nos são colocados no trabalho evangelizador e nos preparar em todos os sentidos para a sua superação.http://www.cnbb.org.br/liturgia/app/user/user/UserView.php
6:30 - MOMENTO PARA ORAÇÃO PESSOAL DA MANHÃ
8:30 - LEITURA ORANTE DO TEXTO BÍBLICO (JOEL 2, 12-18) o profeta Joel convoca o povo à penitência, em nome de Deus e dele próprio: «Convertei-vos a mim de todo o coração… Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes. Convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é clemente e compassivo, paciente e misericordioso, pronto a desistir dos castigos que promete.»
12-13 "Convertei-vos a Mim de todo o coração", Joel não se detém a denunciar os pecados concretos do povo, como é costume dos grandes profetas. Diante de uma grande calamidade agrícola (1, 4-12), que o Profeta apresenta como castigo divino (v. 11), apela para uma sincera conversão. Não chega uma manifestação exterior de dor (rasgar as vestes, v. 13, era um típico gesto de grande dor ou indignação, entre os judeus: rasgavam violentamente a túnica exterior, do pescoço até a cintura (cf. Gn 37, 29; Mt 26, 65).
O "coração" não significa, na linguagem bíblica, apenas a afetividade, mas toda a interioridade do homem; todas as suas virtualidades, a sua inteligência e a sua vontade. Deus também nos convida a voltarmo-nos para Ele de todo o coração, isto é, com todas as veras da nossa alma e a rasgar o nosso coração, a dilacerá-lo pela contrição, que é essa profunda mágoa de ter ofendido ao Senhor, "infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas".
Mas esta dor não é uma dor angustiante e desesperada, porque é cheia de esperança no perdão, pois Ele "é clemente e compassivo, paciente e misericordioso ".
"Compassivo", isto é, dotado de piedade e ternura, de compreensão e disposição para perdoar; o termo hebraico rahum, é derivado de réhem (seio materno), o que sugere que Deus tem entranhas de mãe, sentimentos e coração de mãe para conosco; assim, o seu amor não acaba quando nos portamos mal com Ele, então tem pena de nós, compreende e facilita a reconciliação.
"Misericordioso" - rav-hésed, rico de bondade, em hebraico: mas não é uma bondade qualquer, pois é uma "misericórdia" própria de Quem se mantém fiel a Si próprio (cf. Ez 36, 22); daqui a frequente hendíadis da S. E., "misericórdia e fidelidade" ( hésed weémet). Este atributo divino tem na sua origem bíblica um matiz jurídico: a fidelidade de Deus à Aliança. Com efeito, mesmo depois de o homem ter rompido a Aliança ao pecar, a fidelidade divina continua a manter-se - a Aliança divina é um dom, não um simples pacto bilateral! - por isso Deus continua a manter-se sempre fiel a Si próprio, ao seu amor gratuito, ao seu dom inicial (cf. Rom 11, 29). O amor de Deus é mais forte do que o nosso desamor, as nossas traições e pecados: "Jamais algum pecado do mundo poderá superar este Amor" (João Paulo II em Fátima).
14 "Vai reconsiderar". Antropomorfismo em que se fala de Deus à maneira humana, mas, de fato, Deus não pode reconsiderar e mudar; se, em face da penitência e oração, Deus já não castiga, e atende às súplicas dos seus fiéis, a mudança apenas se dá no ser humano, não em Deus que, na sua eternidade, tudo tem presente e tudo dispõe, "contando" com as nossas mudanças. O Profeta fala de Deus à maneira humana, ao dizer também que Ele se encheu de zelo pela sua terra (v. 18), em face do apelo feito ao brio do Senhor, numa súplica tão humilde como ousada da parte dos seus ministros (v. 17). http://www.ipv.pt/capl_notas2.htm
PELA TARDE:
14:00 - LEITURA ORANTE DO TEXTO BÍBLICO ( SALMO 50(51)) Reconhecer o próprio pecado e solidarizar-se com os da comunidade penitente é o caminho do regresso a Deus: «Pecamos, Senhor, tende compaixão de nós»
15:00 – TERÇO DA MISERICORDIA PELA RÁDIO OLINDA
16:00 - MOMENTO DE DESERTO/MEDITAÇÃO (TEMPO DE SILÊNCIO NA TENDA DO SENHOR).
17h: Missa celebrada pelo Padre João Carlos Ribeiro no Santuário do Salesiano, transmitida pela Rádio Olinda (www.radioolindaam.com.br).
PELA NOITE:
18:00 – ACOMPANHAR A HORA DA AVE-MARIA COM DOM FERNANDO SABURIDO
V/. O Anjo do Senhor anunciou a Maria. R/. E Ela concebeu do Espírito Santo Ave Maria...
V/. Eis aqui a escrava do Senhor. R/. Faça-se em mim segundo a vossa palavra. Ave Maria...
V/. E o Verbo de Deus se fez carne. R/. E habitou entre nós. Ave Maria...
/. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. R/. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos. Infundi, Senhor, em nossos corações a vossa graça, Vo-lo suplicamos; a fim de que, conhecendo, pela embaixada do Anjo, a Encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, pelos merecimentos de sua Paixão e Morte na Cruz, cheguemos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, Nosso Senhor. Amém. V/. Glória ao Pai... (três vezes)
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.
18:05 – MOMENTO FORMAÇÃO CRISTÃ:
1) O QUE LEVO PARA MINHA VIDA DE FÉ DOS DOIS MOMENTOS DE LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS REALIZADOS NO DIA DE HOJE?
2) O QUE FOI MAIS MARCANTE NESTE DIA DE RETIRO?
19:00 ÀS 21:00 – ASSISTIR OS TELEJORNAIS
22:00 – ORAÇÃO DA NOITE
00:00 – PROGRAMAÇÃO OBRA DE MARIA (OPCIONAL)

Nenhum comentário: