quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Leitura Orante da Palavra de Deus


Lectio Divina ou Leitura Orante da Palavra de Deus

O que é? A Lectio Divina ou Leitura Orante da Palavra de Deus é o modo de nos aproximarmos da Palavra, com a finalidade de orar e entrar em contemplação, isto é, entrar em comunhão com Deus e sua vontade através de sua Palavra. Não é um estudo exegético nem curiosidade, mas uma leitura amorosa da Palavra que nos leva a mergulhar no mistério de Deus e descobrir sua vontade em nossa vida.

Contexto histórico. Esse modo de leitura da Palavra já está presente nos Santos Padres da Igreja, que tinham a preocupação de que as pessoas não se aproximasse da Palavra com mero espírito de especulação, mas respeito amoroso por ser Palavra de Deus, mas sua sistematização mais clássica temos na obra do monge cartuxo Guido II (1188) em sua carta a Gervásio, intitulada Scala claustralium, que a dividiu em 4 momentos: leitura, meditação, oração e contemplação.

Importância hoje. A Igreja no Concilio Vaticano II confirmou a centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja através do documento Dei Verbum, em diversas de suas passagens. Toda a teologia e espiritualidade da Igreja está centrada na escuta e vivência da Palavra de Deus. Todos os fiéis são convidados a fazer a experiência do mistério de Deus mediante a sua Palavra.

Como fazer? São quatro passos simples, mas que devem ser feitos em espírito de oração. Por isso, convém começar invocando o Espírito Santo, inspirador das Sagradas Escrituras, para que nos abra a mente para mergulharmos nos mistérios de Deus. Escolhemos uma passagem para fazer a leitura (pode ser algum texto da liturgia do dia).

1. Na leitura procuramos entender o que o texto diz em si mesmo, sobretudo para aqueles aos quais o texto foi destinado em sua época de origem. Lemos com atenção, cada palavra, entendendo seu significado.
2.
Depois vem a meditação onde procuramos entender o que o texto nos diz hoje. Significa atualizar a mensagem da Palavra para a nossa vida e nosso cotidiano.
3. O próximo passo é a oração: o que o texto me faz dizer a Deus? Até agora Deus nos falou algo, agora é o momento de conversarmos com ele (suplicas, louvores etc).
4.
Por fim, vem o momento da contemplação: significa fitar o nosso olhar em Deus e reconhecer a sua presença em nossa história. Simplesmente "ver o mistério de Deus" agindo em nossa vida e na comunidade.

Duas dicas práticas: tirar um momento todos os dias para fazer a leitura orante. Escolher um ambiente onde haja silêncio para facilitar a oração.

Que a Palavra de Deus seja nosso sustento em nossa caminhada de fé. Paz e liberdade.


Inácio José, mercedário.
Bibliografia: SECONDIN, Bruno. Leitura Orante da Palavra - lectio divina em comunidade e na paróquia. São Paulo: Paulinas. 2004.

Nenhum comentário: