segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Palestra sobre o tema do retiro para o Terceiro Dia:




TEMA: Rasgai o coração e não as vossas vestes, e voltai para o Senhor vosso Deus (JOEL 2,13)
Querido irmão, querida irmã que está participando do nosso 1º acampamento formação cristã em sua casa – retiro de carnaval 2012: a paz de Cristo esteja com você!
Estamos no terceiro dia de nosso acampamento Formação Cristã aí em sua casa e antes de você iniciar a 1ª leitura orante deste dia, quero lhe dirigir algumas palavras através dessa áudio - palestra.
Indicamos para a primeira leitura orante de hoje o texto do livro de Joel 2,12-18. Mas para compreender melhor o que Deus quer nos comunicar nesse texto precisamos compreender o seguinte:
1 – O livro de Joel divide-se em duas partes:
1ª parte: Descreve uma invasão de gafanhotos e a seca que provoca uma liturgia de luto e súplica onde Deus responde prometendo o fim da praga e a volta da abundância. ( 1, 1-2,17)
2ª parte: Descreve em estilo apocalítico o julgamento das nações e a vitória definitiva de Deus e de seu povo Israel. ( capítulos 3-4)
2 - A unidade entre as duas partes é assegurada pela referência ao Dia do Senhor que é o tema principal dos capítulos 3 e 4, mas que já aparece no capítulo 1, 15 e no capítulo 2, 1 e 2, 10-11.
Quem são os gafanhotos? São o exército de Deus, lançado para executar seu julgamento, um dia Deus, do qual a pessoa pode ser salva pela penitência e pela oração: a praga torna-se o tipo do grande julgamento final, o dia de Iahweh, que inaugurará os escatológicos.
A maior parte dos exegetas ( estudiosos dos textos sagrados) acredita que o livro refere-se ao período pós exílico ( a Pérsia dominava Israel).
Nota-se no texto de Joel uma relação muito forte com o culto. Nota-se isso principalmente nos capítulos 1 e 2, pois em ambos encontramos o caráter de uma liturgia penitencial, que se encerra com a promessa profética do perdão divino.
Joel foi considerado como um profeta cultual, ligado ao serviço do templo.
A promessa de Deus de que enviaria o seu espírito sobre todo o seu povo (2, 28-32) é citada pelo apóstolo Pedro no dia de Pentecostes ( Atos 2, 17-21). Naquele dia, o Espírito Santo desceu sobre os seguidores de Jesus reunidos em Jerusalém.
O tema do retiro: rasgai o coração e não as vossas vestes, e voltai para o senhor vosso deus ( Joel 2,13) nos convida a entender que Deus é um Pai misericordioso disposto a nos aceitar de volta. Você deve está pensando esse texto deveria ser destinado a quem está brincando o carnaval e não para mim que estou em minha casa fazendo esse retiro maravilhoso”. Não pense assim. Não ter caído na folia, não faz de nós mais merecedores do perdão de Deus que os nossos irmãos que sobem e descem as ladeiras de Olinda, por exemplo. “Rasgai o coração e não as vossas vestes”. Esse é o apelo que Deus nos faz pela boca do profeta Joel. Infelizmente muitos de nós só nos preocupamos em mostrar externamente (aparentemente) que somos de Deus para que os outros nos elogiem. A quaresma se aproxima e nos convida a penitência, ao jejum e a oração. Não é isso? Mas a eficácia dessas três exigências não se dá apenas nas atitudes exteriores. A verdadeira penitência, o verdadeiro e a verdadeira oração se dão na dimensão da esmola ( caridade, justiça, paz e fraternidade).
Portanto, faça a sua leitura orante desta manhã pensando nisso. Fique na paz de Deus e um bom dia de retiro.
Na mesma fé: professor Aderson Viana.
Não se esqueça de deixar seu recado em nosso blog .
Conferir: introdução ao livros proféticos da Bíblia de Jerusalém ( Editora Paulus)

Nenhum comentário: