sábado, 10 de março de 2012

Para quê? Com quem? Como ler a Bíblia?

Este livrinho foi escrito para quem ainda não tem familiaridade com a Bíblia e deseja encontrar uma ajuda rápida para dar os primeiros passos com os textos sagrados. Aqui você encontrará noções básicas, elementos para começar a compreender a formação dos livros da Bíblia; poderá visitar rapidamente a história do povo de Deus; terá indicações práticas sobre como abreviar os livros e citar os textos bíblicos. São apenas os primeiros passos, uma ferramenta para o início de uma caminhada. Os demais passos você dará com outros meios, outros subsídios, mais específicos e aprofundandos. É importante que você faça isso também em comunidade. Sempre com a ajuda de outros, mas que os passos sejam dados com seus próprios pés.


Lendo a Bíblia com a vida e
a vida com a Bíblia



A mulher abriu a Bíblia numa página qualquer e, sem olhar apontou com o dedo um versículo na página, um versículo que, segundo ela, seria a palavra de Deus para seu dia que estava começando: "Judas, saindo dali, foi se enfor­car". Bem, se essa o servia, era o caso de encontrar outra frase. Fecha a Bíblia, abre novamente e o dedo aponta: "Vai tu, e faze o mesmo".
A historinha serve para ilustrar, com humor, o perigo­so hábito,ainda hoje presente, entre os fis, de ler a Bíblia como se ela fosse um livro de receitas, fórmulas mágicas, encantamentos ou coisas do tipo. É o caso, portanto, de rea­firmar o que é a Bíblia, que tipo de leitura podemos fazer dela, a fim de que ela não seja apenas isso: um baú de frases que abrimos para buscar respostas fáceis e imediatas para nossos problemas, muitas vezes problemas por demais pe­quenos.

A Bíblia é a história de um Deus que se revela falando e agindo com um povo 

Desde há muito tempo a Bíblia deixou de ser conside­rada como um baú de doutrinas ou verdades simplesmente ditadas por Deus aos seres humanos, como se a revelação divina fosse um meteoro caído do céu. Na Bíblia Deus aprece sobretudo como aquele que age, na aliança que faz com o povo para a conquista da terra e da liberdade e, em seu filho Jesus, no modo como se revela próximo e compassivo para com todos em vista da libertação, que é uma conquista humana, já agora, mas que é plenificada por Deus no mun­do futuro. Em toda a Bíblia, Deus fala e age, ou melhor, Deus fala agindo e age falando, porque sua palavra não é apenas um som, mas uma ação concreta (o termo hebraico dabar significa tanto "palavra" quanto "acontecimento"). Basta lembrarmos que, na primeira página do Antigo Testa­mento, Deus tudo cria pelo poder de sua palavra.
Deus se revela agindo e caminha com um povo que também age, fazendo história. Ler a Bíblia, por isso, é levar em conta essa história de Deus com um povo, ler a história do Filho de Deus encarnado entre nós, e nas suas palavras e ações abrir-se à revelação de Deus, ou seja, compreender como Deus se revelou e o que ele revelou para o povo da Bíblia, e como Deus se revela e o que ele revela a nós hoje.
Ler a Bíblia sem considerar essa história, ler um texto sem se preocupar em compreender o seu contexto, ou seja, por que o texto foi escrito, com que finalidade, é cair em leituras do tipo intimista, em que a pessoa tem em mente apenas a sua vida particular e procura na Bíblia uma res­posta ou uma luz para sua situação individual. A Bíblia nunca dará respostas para pessoas isoladas, porque é fruto de uma caminhada comunitária.
Desconsiderar a história e a caminhada do povo da Bíblia é cair também numa leitura fundamentalista, ao pé da letra, ignorando toda a ajuda que as ciências humanas, a lingüística ou mesmo a arqueologia estão sendo para a com­preensão da Bíblia.
O modo de ler a Bíblia que no Brasil as Comunidades Eclesiais de Base fizeram desabrochar é a leitura popular, um método que tem em Carlos Mestre um dos grandes incentivadores. Para quem está interessado numa leitura popular da Bíblia, o que importa não é tanto entender a Bíblia, mas entender a vida encontrando na Bíblia a luz necessária. Assim como a Bíblia é sobretudo fruto, não casa, da história do povo com seu Deus, seria totalmente des­propositado ler o texto bíblico sem levar a ele nossa vida, nossa história.

Para quê, com quem e como ler a Bíblia?

De tudo isso, enfim, podemos levantar três perguntas fundamentais para a leitura da Bíblia: Para que ler a Bí­blia? Com quem ler? Como ler?
Lemos a Bíblia para que ela ilumine nossa vida: essa é a finalidade principal.
Lemos a Bíblia sempre levando em conta a dimensão comunitária, mesmo quando a lemos individualmente; le­vando em conta a história do povo pobre e oprimido em busca de liberdade e terra do tempo da Bíblia, e levando em conta a história do povo pobre e sofrido de hoje. Se eu quero que a Bíblia ilumine a minha vida, preciso deixar que Ele ilumine, antes de tudo, a nossa vida, a vida de todo o povo. Porque se trata de um empenho comunitário, que pressupõe o empenho pessoal.
Lemos a Bíblia abertos aos estudos bíblicos que os es­pecialistas vão fazendo, pois estes estudos visam a tornar sempre menores as barreiras que naturalmente existem quado se lê um texto escrito há mais de dois mil anos, em outro ambiente, em outra cultura, em outra língua, com gêneros literários geralmente diferentes dos nossos...
Essa ajuda é o que chamamos de mediação hermnêutica, que procura ajudar a compreensão do texto, sem ter a pretensão de esgotar seu significado, porque a Bíblia é fonte inesgotável de mensagem e de luz para a nossa vida, que nenhuma ciência será capaz de abranger, já que na lei­tura individual e comunitária, que se faz com os olhos da fé, é o próprio Espírito Santo que age e nos possibilita ir pene­trando no mistério que é o projeto de Deus, revelado plena­mente no filho Jesus. Um mistério/projeto já revelado, mas que só podemos compreender à medida que nos comprome­temos e o experimentamos na própria vida. É aquilo: uma coisa é saber o caminho, mas percorrê-lo é outra coisa; so­mente quando o percorremos é que o conhecemos realmen­te...

Fonte: Paulo Bagalia – Primeiros Passos com a Bíblia

Nenhum comentário: