sexta-feira, 2 de março de 2012

5º dia do Círculo Bíblico: A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o ressuscitará



Ambientação: Colocar em destaque a Bíblia, aberta em Tg 5,13-16, junto a figuras de santos ou de pessoas religiosas conhecidas por ajudarem os doentes, com Ir. Dulce, por exemplo. Pode-se acrescentar um arranjo de flores.

Acolhida: Palavras de boas vindas por parte do dirigente e cântico do ato penitencial do CD da Campanha da Fraternidade.

Oração:  Senhor, nosso Deus e nosso Pai, rico em misericórdia e perdão. Tu nos amaste primeiro, sem que merecêssemos tamanho amor, expressando, principalmente, na cruz de teu Filho Jesus. Por isto, te bendizemos. Animados pelo Espírito Santo vivificador, alma da tua Igreja que geme e intercede em nós, te pedimos perdão por nossas negligências em relação aos nossos irmãos enfermos e necessitados. Fortalece-nos, Senhor, na caminhada como servidores e servidoras do Evangelho. Amém.

Pedir aos participantes que, por um instante, olhem para as figuras expostas.
Perguntar: O que estas figuras nos levam a pensar? Qual delas chamou a atenção, por quê?

Despertar o ouvido para escutar:
1-Canto de Aclamação da Palavra
2-Leitura: Tg 5,13-16 
A unção dos enfermos -* 13 Alguém de vocês está sofrendo? Reze. Está alegre? Cante. 14* Alguém de vocês está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que rezem por ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. 15 A oração feita com  salvará o doente: o Senhor o levantará e, se ele tiver pecados, será perdoado.
Confissão e oração -* 16 Confessem mutuamente os próprios pecados e rezem uns pelos outros, para serem curados. A oração do justo, feita com insistência, tem muita força. 17 Elias era homem fracocomo nós. No entanto, ele rezou bastante para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. 18 Depois ele rezou de novo, e o céu mandou chuva, e a terra produziu seu fruto.

Ler devagar. Se for preciso, ler duas vezes. Acompanhar a leitura, na sua Bíblia.

Chave Bíblica:
O texto enfatiza, primeiro, o valor da oração. O cristão deve orar em qualquer circunstância (Ef 6,18). Dor e alegria são entendidas como situações que abarcam todas as vicissitudes da vida humana. Isto significa que o principal não é ser curado ou ser feliz, mas ser fiel em toda circunstância e para isto é necessária uma vida de oração.

A expressão “enfermos entre vós” refere-se aos membros da comunidade que deve se sentir responsável por seus enfermos.

A expressão “chame os presbíteros” quer dizer chamar os responsáveis pela comunidade. A liderança, no cristianismo primitivo, era exercida pelos anciãos (em grego, presbíteros), ou seja, por senhores com maturidade e bastante experiência de vida. A visita dos anciãos (presbíteros) ao enfermo significava que a comunidade inteira estava solidária e movida de compaixão para com o doente. A presença da liderança comunitária para orar e confortar o enfermo significava que ele não estava só, pois Deus e a comunidade estavam ao seu lado, no momento do sofrimento.

O doente deveria lembrar-se que era uma pessoa muito maior que suas enfermidades poderiam mostrar: não era apenas um corpo sofrido, mas um ser espiritual, psíquico e sociocomunitário. O uso do óleo, juntamente com o vinho, era o principal remédio. Além deste uso, ele também era utilizado como perfume, principalmente em grandes festas como no nascimento de um filho e nos casamentos. O óleo perfumado sobre  doente o levava a se lembrar de momentos felizes de convivência comunitária e social. Isto lhe trazia conforto psicológico ao lado da visita dos líderes da comunidade. O óleo também era usado para significar uma unção com o Espírito Santo.

Tudo isto visava o bem total do enfermo e fazia com que ele tirasse o foco de suas dores e notasse como era importante para Deus e para as pessoas. Isto fazia com que procurasse ser fiel a Deus durante o tempo em que permanecesse doente.

Diálogo /Aprofundamento

Temos medo de visitar pessoas enfermas? O que podemos fazer para demonstrar nossa solidariedade e compaixão para com enfermos e sofredores?

Atualmente, muitas pessoas não podem comprar remédios. O que podemos fazer a esse respeito?

A pessoa humana é vista como um todo unitário pela Sagrada Escritura. Assim, se enfatiza que a pessoa dever se sentir livre dos pecados para ter uma boa recuperação da saúde. Sentir-se culpado ou castigado por Deus agrava as angústias do enfermo. O que podemos fazer para que o  doente se sinta amado por Deus e pela comunidade?

Compromisso:
Depois desses encontros de reflexão, mudou alguma coisa em nosso modo de pensar e de agir a respeito dos enfermos e da saúde?

Para responder às enfermidades e aos problemas relacionados à saúde, basta esperar que Deus dê a solução? O que cabe a Deus resolver? O que é possível mudar no contexto atual? Como?

Definir algo para ser realizado ao longo do ano.

Oração Final
Agradecimentos pela participação. Motivar para que gestos concretos sejam realizados.

ORAÇÃO DA CF 2012
Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão,
se faça sempre mais solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.

Nenhum comentário: