quinta-feira, 1 de março de 2012

4º dia do Círculo Bíblico: Aproximou-se e, vendo-o, compadeceu-se dele.


Ambientação: Colocar em destaque a Bíblia aberta em Lc 10,25-37, vela, vinho e azeite. Pode-se acrescentar algodão e materiais usados para fazer curativo.

Acolhida: Palavras de boas vindas por parte do dirigente. Perguntar pelos frutos dos encontros anteriores.

Cântico: Vem, ó Senhor, com o teu povo caminhar.
  Tua Palavra vida e força vem nos dar.

Oração:  Senhor, nosso Deus e nosso Pai, conheces o íntimo de cada pessoa e a história pessoal de cada um.  Ilumina, Senhor, com as luzes do teu espírito, a cada um de nós, aqui reunidos, para que sigamos o exemplo e o ensinamento de teu Filho Jesus, para que possamos servir nosso próximo com o amor que esperas de nós. Amém.

Pedir aos participantes que comentem sobre o significado dos objetos, no contexto da CF 2012.

Despertar o ouvido para escutar:
1-Canto de Aclamação da Palavra
2-Leitura:  
Evangelho - Lc 10,25-37
E quem é o meu próximo?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,25-37
Naquele tempo:
25
Um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou:'Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?' 26Jesus lhe disse: 'O que está escrito na Lei? Como lês?' 27Ele então respondeu: 'Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!' 28Jesus lhe disse: 'Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás.' 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: 'E quem é o meu próximo?' 30Jesus respondeu:
'Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes.Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto.31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem
e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando:Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais.' E Jesus perguntou: 36'Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?' 37Ele respondeu: 'Aquele que usou de misericórdia para com ele.'
Então Jesus lhe disse: 'Vai e faze a mesma coisa.'
Palavra da Salvação.

Ler devagar. Se for preciso, ler duas vezes. Acompanhar a leitura, na sua Bíblia.

Chave Bíblica:
A parábola do bom samaritano indica qual deve ser a conduta do verdadeiro discípulo, condição para participar da vida eterna: o mandamento do amor ao próximo não conhece limites.
O termo “sacerdote” significa todos os que exercem liderança religiosa. O vocábulo “levita” refere-se a todos os que ajudam na liturgia. A expressão “doutor da lei” representa todos os que estudam e ensinam religião, ou seja, todos os responsáveis pela formação religiosa.
Nemhum dos três homens demonstra ser tocado a ter compaixão. Dois deles deixam de ajudar e o terceiro, o doutor da Lei, tenta encontrar uma interpretação bíblica que justifique sua conduta de auxiliar apenas a quem ele considera que deva ser ajudado.
Ao contrário, o samaritano, desligado da religião (do judaísmo da época), é movido de compaixão, seu amor pelo desconhecido que está ferido é espontâneo, desinteressado, personalizado, eficaz.

Diálogo /Aprofundamento
Conforme o texto bíblico, qual deve ser a meta da vida cristã?
Nós fazemos tudo, tendo em vista esta meta? O que já fazemos e o que  ainda não conseguimos fazer?
O que fazer para colocar o ensinamento de Cristo no centro de nossa vida? Nossa comunidade pode nos ajudar? Podemos ajudar nossa comunidade?
O que ainda falta para sermos uma comunidade samaritana?

Compromisso:
Cada um pode se propor um gesto concreto que demonstre seu empenho para pôr em prática a ordem de Jesus, no final da parábola; “Vai e faze o mesmo!”.

Lembretes / Oração Final
 Convidar outras pessoas para o próximo encontro, lembrando o dia e o horário.
Lembrar quem vai ser responsável para preparar o ambiente, os cânticos etc.

ORAÇÃO DA CF 2012

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão,
se faça sempre mais solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.

Nenhum comentário: